quinta-feira, 7 de julho de 2011

                     Uso e Importancia das GIMNOSPERMAS :

    São úteis para indústria de papéis e móveis de madeira. É usado na produção de alguns alimentos como o sagu, e de outras substâncias como perfumes, tinas e vernizes. Algumas sementes como o pinhão são comestíveis.
elas também fornecem uma substância usada na composição de ferramentas laboratoriais.
    Taxus: produz taxol substancia anticancerígena.
    Pinus Cedrus: Fabricação de moveis e Indústria de celulose.

As gimnospermas são usadas como plantas ornamentais, para decorar jardins de casas, empresas, condomínios, clubes e etc. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ciclo de Vida


Ciclo do pinheiro é tomado como padrão de reprodução das gimnospermas, sendo um organismo dióico, isto é, de sexos separados, que se diferenciam pelos tipos de estróbilos produzidos, sendo um masculino e outro feminino.
. Após a fecundação, ocorre à formação da semente que apresenta uma casca dura para proteção, um material de reserva alimentar para o embrião chamado de endosperma rimaria e um embrião, que será o futuro esporófito, geração predominação neste ciclo de vida.A formação das sementes foi um importante passo evolutivo que os vegetais tiveram para a conquista do ambiente terrestre, pois além de proteger o embrião, as sementes correspondem a um excelente mecanismo de dispersão geográfica para as espécies vegetais. 
Ciclo d       

Gimnosperma

Conceito: Gimnosperma: (do grego gymnos = nu; e sperma = semente) é uma subdivisão do Reino Plantae, cujas plantas são vasculares, contudo não possuem sementes contidas em frutos (as sementes nuas).
 Apresenta estruturas produtoras de gametas bem visíveis (fanerógamas), possibilitando a partir de então a conquista definitiva do ambiente terrestre, sem a necessidade de água como meio intermediador para fecundação dos gametas.
 Portanto, a semente é uma estrutura reprodutiva que se forma a partir do desenvolvimento do óvulo (modificação vegetal – uma folha fértil), as primeiras traqueófitas a manifestarem essa condição
Os gametas se encontram por meio da polinização, principalmente proporcionada pelo vento, transportando o grão de pólen até o óvulo, emitindo um tubo polínico conduzindo o núcleo espermático que irá fecundar a oosfera. 
Depois da fecundação forma-se o zigoto, dividindo-se por mitose, dando origem ao embrião que se desenvolverá em um novo esporófito, inicialmente com estruturas primárias: com uma radícula, um caulículo e gêmulas. 

Esse grupo é subdividido em quatro divisões: Coniferophyta (coníferas), Cycadophyta (cicas), Gnetophyta (gnetófitas) e Ginkgophyta (gincófitas)

.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Habitat

O grupo das gimnospermas é subdividido em quatro divisões: Coniferophyta (coníferas), Cycadophyta (cicas), Gnetophyta (gnetófitas) e Ginkgophyta (gincófitas).


Coníferas: coníferas e abrigam cerca de 550 espécies, contidas em cerca de 50 gêneros.Habitam principalmente regiões temperadas. A conífera mais conhecida é o pinheiro do gênero Pinus. A espécie mais numerosa é a sequóia. Outras coníferas bem conhecidas são os ciprestes e as araucárias.

Cicas: As cicas são plantas que se assemelham com as palmeiras e apresentam folhas coriáceas.
Habitam principalmente regiões tropicais e subtropicais.
Este grupo abriga cerca de 140 espécies, agrupadas em 11 gêneros. Muitas espécies são utilizadas para ornamentação. A maioria é arvores alta e com tronco bem desenvolvido.



Gnetófitas: O filo Gnetophyta é um pequeno grupo e gimnospermas, abrigado 70 espécies, distribuídas em 3 gêneros: Gnetum, Ephedra e Welwitschia. Ephedra: Este gênero contem cerca de 35 espécies, com pequenas folhas portadoras de escamas. São arbustos e podem ter uso medicinal. Habitam normalmente as selvas equatoriais




Gincófitas: Trata-se de uma grande árvore com pequenas folhas em forma de leque, muito comum em jardins. O Ginkgo biloba é a única espécie viva e dele se extrai um fitoterápico.



*Os maiores vegetais em termos de volume: Sequóias gig

Curiosidades:


*Os maiores vegetais em termos de volume: Sequóias gigantes



*Os maiores em altura: Carvalho-vermelho

*Possuem os indivíduos de maior longevidade: pinheiro da Califórnia (Pinus aristata), com mais de 4000 anos.



Divisão das Gimnosperma

 Gimnospermas

As gimnospérmicas ou gimnospermas (do grego gimnos = nu / sperma = semente) são plantas vasculares com frutos não carnosos (frutos sem polpa) e cujas sementes não se encerram num fruto. Diferenciando-se assim das angiospérmicas, que têm suas sementes envoltas por um fruto, gerado por um ovário.
As Gminospermas já foram tidas como um grupo natural, no entanto algumas descobertas fósseis sugerem que elas são associações fúngicas secundárias, de modo que elas não representam somente um indivíduo. De fato, tem-se, numa planta madura, duas gerações, uma fúngica e outra fitótica, fazendo das gimnospermas um grupo parafilético se todos os táxons extintos forem incluídos. A cladística apenas aceita táxons monofiléticos, atribuíveis a um ancestral comum e que incluam todos os descendentes desse ancestral comum. Dessa forma, enquanto o termo "gimnosperma" é ainda largamente utilizado para plantas não-angiospermas com sementes, as espécies de plantas que antes eram tratadas como gimnospermas são usualmente distribuídas em quatro grupos, aos quais são dados iguais rankings como divisões do reino Plantae. Esses grupos são:
Conipherophyta - os pinheiros, as araucárias (pinheiro-do-paraná), as sequoias, ciprestes e plantas semelhantes;
Cycadophyta - as Cycas, Encephalartos, etc.;
Gnetophyta - o Gnetum; e
Gingkophyta - Único representante vivo é o Ginko biloba, conhecido por seu uso fitoterápico.

Características

● Tem raiz, caule, folhas, estróbilos e sementes;
● Não apresentam frutos;
● Podem existir plantas que são femininas e masculinas ao mesmo tempo, chamadas de monóicas (Pinus sp.), e as que têm sexos separados, que são chamadas de dióicas (araucárias);
● Apresentam vasos condutores;
●Suas sementes são nuas.As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como consequência da heteroporia, que é a produção de dois tipos de esporos, um masculino e outro femenino.São plantas traqueófitas, pelo fato de possuírem vasos condutores do tipo xilema e floema.Outro aspecto típico das gimnospérmicas, principalmente das coníferas, é a produção de resina, que as protege do ataque de insetos e fungos. Todas as plantas gimnospérmicas são terrestres, e embora apresentem tamanhos variados são sempre árvores ou arbustos.
As coníferas são o grupo de gimnospérmicas mais numeroso e de maior distribuição actual. A gimnosperma mais antiga é o Ginkgo.


Reprodução sexuada em gimnospermas

Suas flores resistentes (estróbilos) são pilhas de folhas (esporófilos) em forma de escamas (pinhas), produtoras de esporos.
Os esmaltes, ou escamas masculinas, formam os micrósporos, que sofre inúmeras meioses até gerar o pólen. A folha fértil feminina denomina-se megasporófilo e forma o megásporo, que sofre inúmeras meioses até formar o óvulo, que contém duas oosferas.
Geralmente, o pólen é transportado pelo vento (anemofilia) e, em raros casos, por insectos (entomofilia).em outros casos sao tranportados por passaros.
Quando atinge as escamas dos estróbilos femininos, ocorre a fecundação, dando origem a uma semente (pinhão) com um embrião e umendosperma.
Na maioria das espécies, as estruturas masculinas e as femininas coexistem na mesma planta, mas em lugares diferentes. As masculinas ficam mais próximas ao solo, e as femininas mais acima, para evitar a auto-fecundação, possibilitando melhor variabilidade genética. Os gâmetas masculinos são flagelados permitindo uma maior mobilidade e uma menor dependência de água para a reprodução. O ciclo de vida das Gimnospérmicas é haplodiplonte. Contudo, a fase gametofíta atinge o máximo de redução, não se verificando a alternância típica de geração, pois não se formam indivíduos haplóides bem caracterizados como as plantas.

Evoluções históricas
As gimnospermas surgiram no período paleozóico e eram muito abundantes até meadoos do mesoozóico, mas foram progressivamente perdendo espaço para as angiospermas. Ataualmente, existem aproximadamente800 espécies desses vegetais, entre elas as coníferas(pinheiros, abetoos, cipestres, cedros), os guincoos e as cicas(palmeira-de-ramos). O aparecimento das sementes pressupõe um grande avanço na evolução dos vegetais. Graças à sua estrutura, a semente tem maior probabilidade de sobreviver do que os esporos dos musgos e das samambaias. As sementes das gimnoospermas, em geral, poossuem forma de cone e são chamadas de pinhas. Essas plantas não apresentam frutos autênticos, razão pela qual suas sementes são desprotegidos e acabam lançadas diretamente no meio exterior.